quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Visita de estudo a Mértola

No dia 15 de Novembro, aproveitamos a boleia de uma turma da nossa escola… e imaginem só, fomos a caminho de Mértola. Sim, é verdade… é uma vila com muita história!!
E foi com o objectivo de conhecer um pouco desta história que visitamos alguns momentos da vila, com uma guia que era muito simpática!!

Começamos por visitar a oficina de tecelagem, e lá percebemos de onde vem a lã e como se fazem as mantinhas que aparecem nas nossas caminhas…

No espaço da própria oficina está organizada uma mostra de antigos instrumentos ligados à actividade da lã e do linho, assim como uma exposição de tecidos fabricados na oficina e nos povoados serranos do concelho.

seguida, visitámos a antiga mesquita, que é a actual igreja católica da vila.

A igreja matriz de Mértola, no seu insólito perfil mourisco, esconde as memórias de um templo romano, de uma outra igreja mais antiga e sobretudo de uma mesquita que foi casa de oração muçulmana até 1238, quando os cavaleiros da Ordem de Santiago a colocaram ao serviço dos vencedores. A mesquita, construída em época almóada, na segunda metade do século XII, é o único templo muçulmano do território português ainda reconhecível na sua volumetria e elementos decorativos. Era um edifício de 5 naves cada uma coberta por um telhado de duas águas cujo madeiramento assentava em fiadas de 6 colunas. Da antiga mesquita chegaram até nós quatro portas de arco ultrapassado e o altar muçulmano ou mirhab virado para Meca e que mantém a decoração original.

Depois, visitámos a Alcaçova. A Alcáçova de Mértola – espaços, edifícios e funções entre a Antiguidade Tardia e a Reconquista Cristã visa o estudo da evolução histórica e arqueológica da zona palatina da cidade e a apresentação de propostas de funcionalidade para o conjunto de estruturas arqueológicas postas a descoberto desde o início das escavações, iniciadas em 1978.

Vistas as ruínas, seguimos para o Castelo de Mértola, de onde apreciamos as belas vistas e aproveitámos para tirar umas fotos e descontrair um pouco...

Visitamos ainda o centro de estudos Islâmicos e do Mediterrâneo ...

O Museu de Arte Islãmica...

E, com tudo o que tivemos oportunidade de conhecer... concerteza que esta visita nos deixou mais ricos!!!