quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Visita de estudo em Castro Verde

É nas aulas de CHS que costumamos visitar momumentos em Castro Verde.
Começamos por visitar o Moinho. Estava lá o Moleiro que nos mostrou como tudo funcionava, apenas com o poder do vento!


Num outro dia fomos à Basílica Real. A Basílica Real de Castro Verde é um templo imponente que marca de forma bem visível o núcleo urbano da vila. O seu altar - mor é revestido a talha dourada e o interior coberto por riquíssimos painéis de azulejos do século XVIII que retratam a Batalha de Ourique, episódio lendário ligado à fundação da nacionalidade.

O título de Basílica Real foi concedido por D. João V em homenagem à vitória do primeiro rei de Portugal – D. Afonso Henriques – sobre os cinco reis Mouros, ocorrida no dia 25 de Julho, dia de Santiago, corria o ano de 1139.

Na Basílica Real de Castro Verde pode também visitar o Tesouro da Basílica, núcleo museológico de arte sacra, onde se podem apreciar algumas das alfaias religiosas mais importantes do concelho, com especial destaque para a Cabeça-Relicário de São Fabião (Casével) e a Custódia da própria Basílica.

Alguns de nós não apreciaram a visita, por não serem da religião católica, mas, nada impede que se aprecie as obras de arte que lá existem, e foi com esse propósito que lá fomos!

Vimos coisas fabulosas e de valor incalculável... é uma igreja muito bonita e que nos transmite paz!

Seguidamente, fomos visitar o Museu da Lucerna. O Museu da Lucerna tem uma colecção única de Lucernas de época romana (Século I-III d.C.), descobertas em 1994, na localidade de Santa Bárbara dos Padrões. Os milhares de lucernas trazidos à luz do dia durante os trabalhos arqueológicos, permitiram preparar e agora mostrar ao público um conjunto único desses utensílios de iluminação, decorados com os mais diversos motivos. Desde cenas da vida quotidiana ao universo mitológico da Antiguidade, passando por representações de animais a simples objectos.



Achámos as visitas úteis e muito interessantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário